“Cajueiro dos papagaios”, Aracaju em Tupi, foi fundada na margem esquerda do rio Sergipe em 1855. Construída de forma planejada, em formato de tabuleiro de xadrez, Aracaju é uma cidade limpa, tranqüila, com muito verde e com excelente infra-estrutura. Transporte público totalmente integrado, 30 km de belas praias de águas tranqüilas, mar temperado e ameno como o clima no ano todo, gente simpática e acolhedora, são apenas algumas das razões que fazem da nossa capital um local encantador. Com uma infra-estrutura invejável, a orla de Atalaia atrai milhares de turistas o ano todo. Restaurantes, bares, cartódromo, oceanário, galeria de arte, centro de artesanato, quadras esportivas, lagos com pedalinhos, parque infantil, tudo isso pode ser encontrado nesta que é considerada uma das mais lindas orlas do Brasil. As praias de Aruana, Robalo, Artistas, Refúgio, Náufragos e Mosqueiro completam o cenário de nossa incomparável orla. A culinária é um show à parte. Frutos do mar, com destaque para o caranguejo, peixes, bons cortes de carne, comidas típicas, restaurantes regionais com shows, cozinha internacional e contemporânea, sorvetes de frutas tropicais como a mangaba, há de tudo na colorida cozinha Sergipana. Nos mercados populares e no centro de turismo pode ser comprado o rico artesanato local, que explora as tradições seculares de um povo que gosta de receber. O folclore explode nas festas juninas, quando o forró espalha animação e alegria por toda a cidade, nas homenagens a São João, Santo Antônio e São Pedro. É uma festa imperdível, e uma das melhores festas populares de todo o país. Com cerca de 550 mil habitantes, nossa cidade tem a melhor qualidade de vida entre as capitais brasileiras, título que muito nos orgulha e que fazemos questão de ajudar a preservar. Não tem como errar, Aracaju merece sua visita e vai surpreender você. Venha para o melhor do nordeste, conheça Sergipe, um destino surpreendente!
Via Aracaju Convention & Visitors Bureau
Sergipe sempre encanta pela diversidade de seus atrativos. Dunas cinematográficas e mangues onde pulsa a vida selvagem alternam-se com paisagens de beleza surpreendente a cada curva da estrada. Pequenas vilas de pescadores, praias intocadas, salinas e coqueirais, são apenas alguns dos motivos que fazem valer a visita. Cidades históricas incorporadas ao patrimônio nacional, como São Cristóvão, a primeira capital do estado, e Laranjeiras, exibem um folclore que encanta e diverte. Museus, igrejas históricas e manifestações culturais são testemunhas da riqueza cultural e do patrimônio de Sergipe. No sertão sergipano impõem-se as vaquejadas e as cavalhadas de Cristãos e Mouros, enquanto no litoral e interior os festejos juninos fazem a alegria do povo e dos milhares de visitantes. No limite norte do estado o lago formado pela hidrelétrica de Xingó forma o quinto maior cânion navegável do mundo. O local é deslumbrante e um passeio de catamarã pelas águas escuras do velho Chico costuma ser uma experiência inesquecível. Qualquer que seja a sua escolha, qualquer que seja o motivo de sua viagem, venha se encantar com as cores e sabores de Sergipe, um estado que abriga vários destinos. Um deles pode ser o seu!
Via Aracaju Convention & Visitors Bureau
Um dos principais cartões postais da cidade, a Orla de Atalaia, com 6 km de extensão, está totalmente equipada para o lazer com quadras poli esportivas, Praça de Eventos, um complexo de bares e restaurantes e os melhores hotéis e pousadas da capital.
Uma das mais novas atrações é o Oceanário, em forma de tartaruga, composto de 20 aquários que mostram a rica e diversificada flora e fauna marítima e fluvial de Sergipe.
A Orla de Atalaia é um dos principais pontos da noite sergipana. Para quem gosta da noite, é um prato cheio. Opções para todos os gostos não faltam.
À beira mar, os bares estão sempre lotados. Ali o programa é quebrar um caranguejo – tira-gosto favorito entre os sergipanos – acompanhado de um bom papo e música ao vivo. Depois é hora de dançar: forró, MPB ou música mecânica, a escolha é sua.
Nos restaurantes são encontradas especialidades gastronômicas de todas as partes do mundo, inclusive – é claro – as delícias das cozinha regional.
O clima facilita o encontro das pessoas e, de terça-feira a domingo, a orla fica lotada de gente bonita de todas as idades. Nos fins de semana, a festa vai até o sol raiar.
Via Aracaju Conventio & Visitors Bureau
Águas límpidas com temperatura média de 25ºC são uma constante nas praias de Aracaju. O passeio começa nas praias da Coroa do Meio e dos Artistas. Seguindo adiante, chegamos à praia de Atalaia com sua movimentada orla, um dos mais belos cartões postais de Aracaju. Com uma infra-estrutura invejável, a orla de Atalaia atrai milhares de turistas o ano todo. Restaurantes, bares, cartódromo, oceanário, galeria de arte, centro de artesanato, quadras esportivas, lagos com pedalinhos, parque infantil, tudo isso pode ser encontrado nesta que é considerada uma das mais lindas orlas do Brasil.
Para banhos de mar, uma boa opção é percorrer as praias de Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro, a última praia da capital em direção ao sul.
Os 30 km de litoral de Aracaju oferecem infra-estrutura de primeira, com excelentes bares de praia que servem o que há de melhor na culinária local: caranguejos, camarões e os caldinhos de lambreta e de sururu.
Aracaju ainda oferece, para os mais aventureiros, opções como mergulho em lajes de corais, a menos de uma milha da costa. Assim, pode-se conhecer o interior de diversos navios naufragados a cerca de 30 metros de profundidade, bem em frente à Praia dos Náufragos.
Via Aracaju Conventio & Visitors Bureau